domingo, 7 de maio de 2017

Lançamento da pré-candidatura de Zé Reinaldo ao senado supera as expectativas; prefeito Roni confirma seu apoio




Superou todas as expectativas o evento promovido pelo prefeito de Tuntum, Dr. Tema (PSB), realizado em sua residência, denominado de Encontro da Gratidão, planejado para homenagear e lançar a pré-candidatura do deputado José Reinaldo Tavares (PSB) ao Senado Federal.

O encontro reuniu dezenas de prefeitos, vices-prefeitos, ex-prefeitos, secretários de governo, deputados, vereadores e uma grande soma de lideranças políticas de toda região, transformando o evento privado no maior de todos já registrado em Tuntum e região.

Acompanhado da esposa, o anfitrião da festa chegou ao local por volta das 7:30h, para logo em seguida, acompanhado do prefeito Tema, percorrer todo espaço cumprimentando quase todos os presentes. Antes dos pronunciamentos, um vídeo narrando a história política e de vida de Zé Reinaldo foi exibido. Diversos prefeitos se revesaram ao microfone para declarar de forma antecipada o seu apoio ao ex-governador. "De já declaro o meu apoio a Zé Reinaldo", disse o prefeito de Presidente Dutra, Juran Carvalho (PP).

O prefeito de Mirador, José Ron-Nilde, o Roni (PCdoB), além de ter ratificado com contundência seu futuro compromisso em favor de Zé Reinaldo, enalteceu o prefeito Dr. Tema. "O Tema é um exemplo para os novos prefeitos", destacou. Roni ainda enumerou as diversas qualidades que têm como político o ex-governador. O deputado Aluízio Mendes (PTN), mesmo pertencendo a uma outra corrente política, veio e disse porque apoia a pré-candidatura de Zé Reinaldo, fazendo uma breve síntese de seu trabalho como governador, para depois elogiá-lo. "Conte com meu trabalho, para onde eu for levarei seu nome (...) É o melhor candidato ao senado, é o político mais agregador do Maranhão", afirmou.

O secretário de Estado da Comunicação e Articulação Política, Márcio Jerry, ressaltou o papel que Dr. Tema vem desempenhando a frente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), como a recente vitória em favor dos municípios na área de educação. O super secretário alfinetou a oposição dizendo que o estado vive um novo momento, que o patrimonialismo e a política do chicote acabou. Falando em Zé Reinaldo disse: "Zé Reinaldo não precisa de nenhum retoque em sua biografia, porque é um homem pleno", disse. Foi mais longe ao deixar claro que ele é o candidato do governo. Antes de encerrar, falou de um suposto ex-adepto do grupo, dizendo que o mesmo não se adaptou as mudanças e teve que sair do grupo.

O prefeito Dr. Tema usou sua fala falando em gratidão, relembrando indiretamente o que Zé Reinaldo já fez por Tuntum, deixando explicito que essa é outra boa oportunidade de reconhecer. "Eu sou grato com quem sempre foi grato comigo", destacou. Sobre a futura candidatura do ex-governador disse: "Conversei com muitos prefeitos e eles diziam, levante a bandeira, porque esse homem merece". Nas palavras do prefeito, percebia-se claramente que a relação cultivada entre os dois não é só política, mas de uma profunda amizade, nascida há duas décadas.
Num pronunciamento alongado, mas muito cativante e realista, Zé Reinaldo ressaltou o compromisso da bancada maranhense na Câmara em prol dos maranhenses, destacando o momento de união, fato marcante em sua história, já que no passado não havia convergência das duas correntes. Comentou sobre o difícil momento político e econômico que vive o país com 14 milhões de desempregados. Em seguida destacou o bom governo que faz o governador Flávio Dino. Relatou os difíceis problemas que passou quando esteve no governo, mas que encontrou quatro apoios importantes. "No meu governo passei por problemas difíceis, mas tive quatro importantes apoios para ficar de pé, Tema, Humberto Coutinho, João Evangelista e Rubens Pereira", ressaltou. Falando de sua biografia política, disse que um dos grandes projetos que participou e que deixou sua contribuição foi o da transposição do Rio São Francisco, hoje uma obra de transformação social.

As palavras de Zé Reinaldo soa com simplicidade, assim como é sua pessoa, não tenta emocionar e nem transmitir o artificial, joga limpo com naturalidade. O evento não teve o intuito político direto e nem de antecipar as etapas do processo que ainda está longe, mas objetivou alertar a classe política que o projeto não é unilateral, é coletivo, é uma questão de reconhecimento, de gratidão da classe política em favor de um homem que muito já tem feito pelo Maranhão. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário