segunda-feira, 31 de julho de 2017

Prefeitura de Mirador juntamente com Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza grande mutirão de limpeza no Rio Itapecuru



Por Maria de Fátima - Um ato simbólico realizado na manhã deste sábado (29/07) pela Prefeitura de Mirador/MA, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, deu o pontapé inicial para a limpeza do Rio Itapecuru, que corta a cidade e vive um processo de degradação devido à poluição de esgotos, lixo e árvores de grande porte, ação que ocorreu com o apoio do Departamento de Limpeza Pública.


A ação contou com a parceria das demais secretarias, legislativo, executivo, pastorais, equipe de limpeza pública, e comunidade em geral, que foi representado no ato pelo coordenador de limpeza pública Reis, que vem fazendo um belíssimo trabalho juntamente com sua equipe.
“Hoje é um dia simbólico, mas no dia a dia vamos procurar cuidar do nosso rio, porque o sofrimento do Itapecuru tem sido grande. Nós somos convidados a derrubar barreiras para construir pontes, porque o Rio Itapecuru é veia da vida”, declarou Reis.
O prefeito do município, Roni, primeira dama, Leocy, vice-prefeita Domingas Cabral, Secretário de Meio Ambiente, Paulo de Tarso, também participaram do evento e falou da importância da recuperação do rio e a conservação do meio ambiente. O gestor ainda aproveitou a ocasião para anunciar que irá tentar resgatar o projeto do saneamento básico para o Rio Itapecuru. “Isso é preocupação ambiental, isso é preocupação com a saúde da população” disse prefeito.

Também participaram do ato Secretário de Administração, Jolberth Lima, Vereador Arquimedes Amorim, que não mediu esforços para nos ajudar nessa árdua batalha de limpeza do rio, estudantes, pastoral da juventude, que saíram em caminhada pelas principais ruas da cidade em direção ao Rio. No local, os presentes recolheram lixo a prefeitura utilizou máquinas para derrubar árvores que prejudicam o Itapecuru.
"Infelizmente, centenas de quilos de lixo são despejados às margens do Rio Itapecuru. Iremos realizar esse mutirão de forma permanente para evitar que o lixo chegue ao rio causando ainda mais prejuízos ao Meio Ambiente.", afirmou Paulo de Tarso, que pediu ainda a colaboração da comunidade: "Não adianta o poder público fazer a sua parte e a população não colaborar. Vamos ajudar a preservar o nosso rio que é um dos nossos maiores patrimônios." ressaltou o Secretário de Meio Ambiente.

Grande parte do lixo que vinha se acumulando as margens do Rio Itapecuru foi retirado pela PJ de Mirador, resíduos como: garrafas do tipo pet e vidro, sacolas, chinelos, papelões, utensílios domésticos, e inúmeros objetos. O grupo juntamente com poder público, resolveram fazer sua parte para dar exemplo de cidadania e conscientização ambiental à população miradorense. A PJ ainda pretende realizar outras prática do tipo afim de chamar atenção da população acerca do meio ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário